Páginas

QUAL A MÉDIA DE TAMANHO DO PÊNIS DOS BRASILEIROS?

Provavelmente você já deve ter tido a curiosidade de saber qual o tamanho médio dos pênis no Brasil. Mais especificamente se seu pênis está dentro ou fora dessa média. Eu me refiro ao Brasil especificamente, e não ao mundo, pois existem várias coisas para se deve ter em mente quanto ao tamanho do pênis, mas uma das mais importantes é em relação à população que você está analisando.

Se você é brasileiro, descente de brasileiros ou vive no Brasil é importante levar em conta a média do pênis especificamente dos brasileiros, pois já está comprovado que o tamanho médio dos pênis varia entre as populações dos diferentes países. Isso significa que adianta muita coisa você saber que seu pênis é maior que a média da Coreia se você é um brasileiro, resultado de uma mistura de raças.

É muito normal ter essa dúvida, já que esse tipo de informação não é amplamente divulgada e muito pouso se fala na grande mídia sobre o assunto, deixando espaço para a criação uma série de crenças e mitos, na sua grande maioria enganosos. Além disso, a maioria dos homens não tem boas referências sobre outros pênis. Em alguns casos o homem pode ter visto o pênis do pai e irmãos ou mesmo outros parentes. Mas a grande maioria possui como modelo de tamanho de pênis os atores pornôs, o que não é de jeito nenhum um bom parâmetro para ser usado.

Atores de filmes pornográficos são escolhidos justamente por estarem fora da média com seus atributos. A maioria tem comprimentos que os classificam como pênis muito grande e alguns até possuem macropênis, que são os pênis considerados muito mais do que meramente acima da média, mas como pênis gigantes.

Por isso precisamos procurar fontes confiáveis sobre o assunto e que nos forneçam mais do que apenas informações visuais de indivíduos selecionados e que proporcionam uma percepção enganosa da realidade. Para isso a melhor fonte de informações são os artigos científicos, escritos com base em estudos feitos de forma criteriosa e padronizada, com uma grande amostra de indivíduos selecionados aleatoriamente na população e que nos dão inúmeras informações confiáveis e importantes.

Estudos brasileiros sobre o tamanho o pênis

Como eu disse é muito importante que se tome como média a população em que se está inserido. Logo, a é preciso buscar essas informações em estudos brasileiros. Existem diversos estudos sobre o tamanho do pênis pelo mundo, mas muitos poucos no Brasil. Entretanto, por sorte, existe um estudo publicado em 2007 que se propõem justamente como referência pra medidas do comprimento peniano de crianças e adolescentes brasileiros. Então foi esse estudos escolhido como base para elaboração desse artigo (referência no fim do post).

O interessante desse estudo é que além de dar a media dos adultos ele mostra as médias em cada idade, mostrando o progresso ao longo do desenvolvimento do individuo. Assim é possível acompanhar o crescimento desde o nascimento até os 18 anos, que é quando a maturação sexual normalmente atinge seu fim e o pênis para de crescer. 

Nesse estudo os pesquisadores não separaram por raças ou cores os jovens usados para fazer as medidas, “devido às diferentes etnias da população brasileira e de não termos padrões de raça claramente estabelecidos no Brasil”. Isso faz todo o sentido, já que somos tão miscigenados que muitas pessoas têm dificuldade na hora de se definir-se em uma raça ou cor.


O que foi avaliado no estudo sobre o comprimento do pênis

Indo pra a parte que mais interessa do estudo, os tamanhos médios do pênis, temos dois parâmetros usados pelo estudo. O primeiro é a idade e o segundo a maturação sexual.

Você já deve ter notado que nem todas as pessoas “ficam velhas” a mesma idade. Cada pessoa tem seu próprio relógio biológico, que pode estar adiantado ou atrasado em relação a de outras pessoas. Assim, dois adolescentes da mesma idade não necessariamente estão no mesmo estágio da maturação sexual. Essa diferença nesse estágio de maturação provocava uma grande diferença no comprimento do pênis, pois quanto mais avançado na maturação mais próximo o indivíduo estará de atingir o comprimento final do pênis que ele terá quando adulto.

Por isso é essencial levar em conta não apenas a idade, mas também a maturação sexual, pra avaliar a média do tamanho do pênis. Entretanto, pela maturação sexual ser um assunto muito complexo, nesse artigo trataremos apenas da idade e em outra oportunidade nos aprofundaremos na maturação.


A média de tamanho do pênis em crianças adolescentes brasileiros

Aqui estão apresentados os tamanhos do pênis dos brasileiros relacionados com a idade. Um futuro post falará sobre o tamanho do pênis do brasileiro com relação a maturação sexual.

Optamos por apresentar aqui apenas a média geral. Médias são números que mostram onde se concentram os dados da amostra. Podemos considerar que é o tamanho que aparece com mais frequência, ou seja, o tamanho do pênis da maioria dos homens brasileiros.


Idade
Média
0 a 12 meses
4,7 cm
1 ano
5,1 cm
2 anos
5,5 cm
3 anos
6,1 cm
4 anos
6,3 cm
5 anos
6,7 cm
6 anos
6,7 cm
7 anos
6,9 cm
8 anos
7,0 cm
9 anos
7,0 cm
10 anos
7,4 cm
11 anos
7,8 cm
12 anos
8,6 cm
13 anos
10,1 cm
14 anos
11,5 cm
15 anos
12,9 cm
16 anos
13,3 cm
17 anos
14,3 cm
18 anos
14,5 cm

Considerações

Lembre-se que essas medidas são médias. Dentro dessas médias existe mais uma medida chamada de desvio padrão. O desvio padrão, nesse caso, vai representar as medidas máximas e mínimas consideradas dentro do “normal” para cada idade. Existe aqui um post com os valores do desvio padrão do tamanho do pênis para cada idade.

Se quiser saber mais leia também sobre os fatores que determinam o tamanho e a aparência do pênis e como medir o tamanho pênis.


Referência: Gabrich PN, Vasconcelos JS, Damião R, da Silva EA. Penile anthropometry in Brazilian child and adolescent. J Pediatr (Rio J). 2007; 83(5):441-446.