Páginas

9 MEDICAMENTOS QUE ESTÃO DIMINUINDO A SUA TESTOSTERONA

Todas as informações prestadas aqui são para fins de esclarecimento e educação, nunca tome medicamentos ou interrompa um tratamento medicamentoso sem autorização médica.

A taxa do hormônio testosterona circulante no sangue normalmente apresenta um declínio natural no homem por volta dos 30 anos de idade. Esse declínio costuma circula entre 1% a 2% ao ano. Existem alguns outros fatores que podem acentuar essa queda, como o estresse e doenças. Outro fator que afeta a taxa de testosterona em qualquer idade é o uso de alguns medicamentos e anabolizantes.

Esses medicamentos são normalmente os que possuem alguma interação hormonal, afetando a recepção, produção ou conversão de hormônios no corpo. As consequências de ter um nível de testosterona baixo do normal podem incluir baixo libido e diminuição do interesse sexual, disfunção erétil de leve a severa, diminuição dos pelos faciais e corporais, baixa energia, redução do foco mental, depressão, perda de massa magra e ganho de gordura abdominal, dificuldade para ganhar músculos e redução da força, diminuição da densidade óssea que pode levar a osteoporose e diminuição da altura.

MEDICAMENTOS QUE ESTÃO DIMINUINDO A SUA TESTOSTERONA

Os seguintes medicamentos diminuem a produção de testosterona:


1. CORTICOIDES

Corticoide, corticosteroides, cortisona ou cortisol são nomes usados para se referir a um grupo de hormônios esteroides. Esses hormônios são produzidos naturalmente pelo nosso corpo, mas também podem ser obtidos a partir de medicamentos sintéticos.

Esses hormônios desempenham diversas ações dentro do nosso organismo, dentre elas a regulação do metabolismo. Possuem ação anti-inflamatória, e por isso são usados em casos de doenças como alergia, artrite reumatoide, asma, lúpus e em casos de cirurgia para transplante de rim.

Apesar dos corticoides contribuírem para o tratamento de diversas doenças, apresentam riscos principalmente quando o uso é equivocado. Podem provocar diminuição da testosterona plasmática e outros hormônios sexuais, como estrogênios e progesterona no sangue.


2. CETOCONAZOL

Cetoconazol é um medicamento antifúngico, conhecido pelo nome comercial de Nizoral produzido pelo laboratório Medley. Esse medicamento é indicado para tratamento de doenças de pele causadas por fungos ou leveduras, como candidíase oral, vaginal, caspa e micoses na pele. Ele pode ser encontrado na forma de comprimidos, de creme ou de shampoo. A pesar de ser um remédio que só deve ser usado por indicação médica ele pode ser comprado em farmácias livremente.

O cetoconazol na forma comprimidos, usado para o tratamento de infecções causadas por fungos ou leveduras. é o que pode provocar queda na testosterona. Já o cetoconazol creme aplicado na pele não é absorvido e, por isso, não influencia a testosterona, pois não entra na circulação sanguínea.

Entre os efeitos colaterais destacados na bula encontra-se a impotência masculina.


3. ESTEROIDES ANABOLIZANTES

Conhecidos popularmente como bombas, costumam ser utilizados por quem busca melhorar o rendimento esportivo e aumentar a massa muscular (anabolismo). Os esteroides não são substâncias proibidas, mas precisam ser receitados por médicos.

Eles podem ser usados no tratamento de reposição da testosterona em pessoas que não possuem quantidades adequadas desse hormônio. Entretanto se utilizadas por pessoas que apresentam produção normal de testosterona ele pode provocar o efeito oposto, ou seja, provocar a diminuição da produção normal de testosterona pelo corpo.

O uso indiscriminado de esteroides anabolizantes pode provocar no homem, além de outros problemas, a diminuição da produção de esperma, a impotência sexual e ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens).


4. FINASTERIDA

Finasterida é um medicamento que inibe a enzima 5-alfarredutase que converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), a principal causa de queda de cabelo masculino. Para o tratamento da calvície é usada em doses baixas e em doses mais altas no tratamento da hiperplasia prostática benigna e câncer de próstata.

Como principais efeitos colaterais são indicados a diminuição da libido e disfunção erétil, além de, entre outros, ejaculação anormal, diminuição do volume do ejaculado, ginecomastia, dor nos testículos e até depressão. Alguns desses efeitos colaterais são relatados mesmo depois de interrompido o tratamento com o finasterida.

MEDICAMENTOS QUE ESTÃO DIMINUINDO A SUA TESTOSTERONA (2)


5. IBUPROFENO

O ibuprofeno é anti-inflamatório do tipo não esteróide, e sua ação se deve à inibição da síntese de prostaglandinas, substâncias que tomam parte nos processos inflamatórios do organismo. Por seu resultado eficaz como analgésico e anti-térmica é o ibuprofeno é amplamente utilizado contra febre, diversas dores, como dores de cabeça, e artrite.

Estudos observaram que o uso regular deste medicamento durante mais de duas semanas diminui a produção de testosterona. Os pesquisadores suspeitam que o uso regular feito por homens por períodos mais longos de tempo pode levar a infertilidade, disfunção erétil e outros problemas de saúde.


6. ESTATINAS

Estatinas são os principais remédios utilizados no tratamento da hipercolesterolemia, ou seja, para baixar o nível alto de colesterol. Assim também é usado na prevenção de enfarte do miocárdio e AVC em doentes de alto risco e no tratamento da hipercolesterolemia familiar.

As estatinas possuem uma estrutura esteroide e inibem a enzima responsável pela formação de colesterol no fígado.

Entre seus efeitos colaterais estão ginecomastia (crescimento mamário masculino causado por desequilíbrio hormonal), perda da líbido e disfunção erétil.


7. RANITIDINA

O cloridrato de ranitidina é utilizada no tratamento de úlcera no duodeno ou estômago e para o tratamento de refluxo, excesso de ácido no estômago, indigestão ou azia.

Dentre os efeitos colaterais do uso desse medicamento estão a queda de cabelo, impotência e alterações nas mamas (como ginecomastia e galactorreia).


8. METFORMINA

Metformina é um medicamento antidiabético utilizado para o tratamento da diabetes do tipo I dependente de insulina e diabetes tipo II não dependente de insulina, sozinho ou em cominação com outros medicamentos. O seu princípio ativo é composto capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Estudos demonstram que os nível de testosterona são reduzidos em homens com diabetes que utilizam o metformina como parte do seu tratamento.


9. OUTRAS DROGAS

Para não diminuir o nível natural de testosterona circulante deve-se também evitar o excesso de álcool e outras drogas.

É amplamente sabido no meio médico que tanto a maconha quanto a cocaína também estão associadas a diminuição da produção natural do hormônio testosterona circulante no sangue e até a diminuição na taxa de espermatozoides.