Os dicionários definem assim os seguintes termos:
FALO: s.m. 1. O mesmo que pênis. 2. Representação do pênis como simbolo de fertilidade.
CULTURISMO: s.m. Série de exercícios musculares que tem por objetivo desenvolver e definir determinados músculos.
O Faloculturismo, pode ser entendido como o uso de exercícios para desenvolver os músculos da região do pênis e do próprio pênis. Ou seja, o faloculturismo é o uso de técnicas, como exercícios, aparelhos e nutrição pra efetivamente aumentar o tamanho do pênis de um indivíduo adulto.
As pessoas que se dedicam a essa atividade são chamadas de faloculturistas.
As técnicas
Para incrementar o aumento do diâmetro ou do comprimento do pênis dos falocultiristas são utilizadas diversas técnicas que consistem principalmente em causar tração no pênis a ponto de fazer com que estime o aumento da sua massa. As técnicas mais disseminadas são aquecimento, alongamento, Jelq, bombas a vácuo e extensores penianos.
O aquecimento pode ser feito com a água quente do banho ou com meia com arroz, e serve pra preparar o pênis pras próximas etapas.
O alongamento consiste em puxar o pênis em diferentes direções, causando tração.
Jelq é uma técnica que segundo a tradição difundida pelos faloculturistas remonta de tribos árabes milenares. Consiste em fazer no pênis movimentos semelhantes a ordenha das tetas de uma vaca ao tirar o leite.
Bomba a vácuo, ou bomba peniana, consistem em um tubo cilíndrico com uma bomba ligada a uma das pontas e onde se pode colocar o pênis diretamente através da outra extremidade. O cilindro e bomba são usados para criar vácuo, ajudando o pênis a ficar ereto.
Extensores penianos são aparelhos que "laça" a parte próxima a glande e permite esticar o pênis entre a base e a glande causando uma força de tração constante no pênis.
Comprovação
Nas comunidades online se acumulam relatos de faloculturistas expondo suas técnicas e ganhos de comprimento e grossura.
Entretanto não existe na literatura médica atual nenhuma comprovação de que tais técnicas funcionam, nem mesmo que são seguras. Por esse motivo muitos médicos e outros especialistas veem com maus olhos esse tipo de prática.
Alguns médicos afirmam que os aumentos relatados pelos faloculturistas são apenas ganhos aparentes e temporários e não reais. Também alertam para que certas práticas realizadas no faloculturismo podem lesionar o pênis.
Ainda assim os resultados obtidos na prática por milhares de homens, como é o caso do faloculturistas Jelqo, não deixam negar que é possível sim aumentar o tamanho do pênis de forma natural, sem precisar recorrer a cirurgias arriscadas.