Páginas

COMO SE MANTER NO NOFAP DURANTE A QUARENTENA?

A quarentena desencadeada pelo novo coronavírus é uma medida de controle da propagação da doença Covid-19, evitando assim a sobrecarga do sistema de saúde. Entretanto ela preocupa muito os praticantes de NoFap que terão de ficar mais tempo em casa.

Quem me acompanha sabe que uma das minhas recomendações recorrentes para os praticantes de NoFap é sair para a rua com frequência. O tempo ocioso em casa é um prato cheio para recaídas. Mas nessa situação provocada pela Covid-19, precisamos nos adaptar às novas circunstâncias.

Então, qual a chave para passar a quarentena sem recaídas?


A minha resposta é a mesma de antes da quarentena: se mantenha ocupado. Não é nenhum mistério. Quando mais tempo livre, mais chances de recair.

Mas antes de fazer uma lista do que fazer durante a quarentena, quero que você se faça uma pergunta que deve guiar todas as suas decisões nesse período ou em qualquer outro:

Qual o seu objetivo?



Mais tempo é tudo que a gente sempre quer quando tem um objetivo em mente, mas tem trabalho, estudos, família, segundo emprego, cachorro... para cuidar. Então, se você foi liberado do trabalho ou estudos essa pode ser uma ótima oportunidade de pôr em prática aquele projeto engavetado, que você tem adiando há tempos procurado o melhor momento.

Todo praticante de NoFap deve ter na mente, já construído ou em construção, algum projeto de vida, algum sonho a perseguir, algum plano para aplicar agora. Sem isso, o NoFap tende a fracassar.

Eu, por exemplo, tenho o objetivo de escrever um livro sobre NoFap, mas o meu ritmo de trabalho que venho levando há anos, muitas vezes não me permite sentar e organizar as ideias e pensamentos para tanto.

Estou vendo agora a oportunidade perfeita pra isso.

Além do mais também quero usar esse tempo extra para por em dias tudo que tenho adiado, desde outros projetos, estudos, livros e séries que acompanho. Vou precisar me controlar e saber priorizar pra acabar não concluindo nada nesse tempo.

Como não se perder no caminho




Muito tempo livre também guarda outro perigo. É algo que eu chamo de mente nublada. Sem uma lista de tarefas a seguir, um protocolo a cumprir ou um chefe te dando ordens a gente corre o risco de ficar disperso e perder o foco.

Outra coisa que pode acontecer é ficarmos adianto tarefas indefinidamente, nos darmos só mais uma hora de folga, que se acumula com a próxima e acaba por se transformar em um dia e quando a gente menos espera, em uma semana sem fazer nada de produtivo.

Para evitar isso você precisa elaborar um plano de trabalho e definir rotinas. Eu adoro trabalhar com rotinas, pois elas são muito mais fácies de levar a longo prazos do que listas simples de tarefas a executar.

Para isso eu programo atividades para realizar em horas especificas do dia, como yoga após acordar e escrever depois de um cochilo que tiro depois do almoço.

Não esqueça de colocar os descansos e recompensas entre tudo isso. Você não precisa também se sobrecarregar e terminar a quarentena mais exausto do que começou.

A única coisa que você não deve fazer é se conformar em ser medíocre durante esse tempo. Essa é uma oportunidade única que não vai durar para sempre.

E quanto a você?


Qual o objetivo que quer por em prática durante a quarentena?

Seja realista, esse tempo não durará para sempre. Aproveite bem.